Falar com o Rondi

Blog

#CriacaoDosFilhos #SejaIntencional

Pego acontecimentos da vida e transformo em manual, para mim e para quem quiser.
Estamos em casa e as interações são bem maiores, sobretudo com a #LizMPalhares , a grande inspiradora desta crônica.
Desde pequenininha, nós implantamos nela a persistência por aquilo que ela muito quer e que vale a pena. (Exclua disso, mini shows que algumas crianças fazem para obter “o favor” dos pais). Como fazemos isso? Jamais perdendo a paciência com as inúmeras abordagens dela, pedindo a mesma coisa. Um exemplo: Ela me pediu para imprimir desenhos para pintarmos (desafio das três cores – ajuda-nos Senhor) . Eu estava lendo e disse que iria em breve. Note: Pintar não é mal e diverte-a por certo tempo. Aqui e alhures, ela ia ao quarto e dizia: “Pai vai demorar?” Somado a mais alguns argumentos, eu sempre deixava-a certa de que iria, mas não no momento dela.
Pense comigo: Algum pai poderia dizer: aprenda a ter paciência (nada mal, dependendo do tom da voz). Algum outro diria: “Eu já disse que iria já, se perguntar novamente eu não irei mais”. Jamais a privaremos de persistir. Só negamos efetivamente quando a petição não é para seu bem.
Agora vem o melhor da história: Estou participando de uma jornada de ativação cerebral promovida por @salveseucerebro . A atividade de hoje foi bem complexa. Tentei exaustivamente solucionar a questão e não consegui. Criei intervalos para oxigenar o cérebro e depois de muito, acabei por imprimir a atividade para fazer em tamanho maior. Novamente , não consegui. Mais uma pausa, só que dessa vez amassei o papel e o joguei no cesto. Fiz duzentas coisas e retornei a atividade, sendo que resgatei o papel amassado. Sentei a mesa, a Liz me pediu algo e eu disse que estava fazendo uma tarefa. Não demorou 2 minutos e eu fiz. Ela, perguntou porque o papel estava desamassado e eu respondi que não tinha conseguido , mas que havia resolvido tentar novamente. Ao saber que eu tinha solucionado ela me olhou e disse: “Parabéns, Papai, nossa família nunca desiste.” Não consigo te explicar a lição e a força que ela me deu. Creio que estamos indo bem. Se algo aqui faz sentido para você #SejaIntencional em aplicar.