Falar com o Rondi

Blog

#Comportamento #Feedback

Sendo logo sincero como o título propõe: Talvez você seja mais um(a) que não sabe dar FEEDBACK. Por que não sabe dar? Porque não sabe receber.
É típico.
Há anos presto serviço para diversas empresas e também atendo individualmente líderes que precisam ter “conversas difíceis” e lhes falta coragem. Aliás,lhes falta coragem justamente por achar difícil, mas não é. Seja lá qual a posição que você ocupa no feedback , dando-nos recebendo, tenha em mente algo: Feedback visa desenvolver o ouvinte. Se houver interesse genuíno, a conversa será fácil. Mas não é sobre isso que quero falar, certamente ensinarei isto em outro momento. Por enquanto, sem metodologia sugerida, proponho a algumas pessoas, uma dose extra de coragem (queria mesmo era escrever vergonha na cara, mas achei pesado). Programas de feedback, leituras de livros, vídeos, tecnologia para ajudar, encontros marcados, feedback sanduíche (hoje, nem o sanduíche é mais como era antes, quem dirá este modelo), linha de Losada – para cada pancada, seis alisados – …etc, etc, tudo blá blá blá, porque na hora do “vamos ver” você dará um jeito de sumir com essa pessoa da sua frente com a desculpa mais esfarrapada da estratosfera, muitas vezes mandando recado por alguém, e o que é pior SEM DAR A CHANCE DA PESSOA MUDAR porque NÃO TEVE FEEDBACK.
Você já foi demitido(a) sem saber exatamente o motivo? Sabe porque isso aconteceu? Porque alguém que foi colocado em uma posição superior à sua, não teve coragem de te chamar para conversar e através das PERGUNTAS CERTAS, conduzir um feedback.
Já viu um casamento que findou do dia para noite? Sabe o que aconteceu? Falta de feedback adequado.
Já fui vítima disso e prometi a mim mesmo que aprenderia a dar feedbacks para não criar vítimas da minha falta de competência emocional.
Finalizo: Seja HOMEM, seja MULHER para orientar as pessoas sobre as suas necessidades de mudança. Deem a elas a chance de mudar, se você não der feedback, você não está ajudando.
Só para ter uma ideia, comenta aqui quem já foi descartado sem ter a menor noção do que houve?
Quer aprender a fazer isso? Fica ligado(a) que daqui há alguns dias, ensinarei.